terça-feira, 19 de julho de 2011

CONVOCAÇÃO A CONTA-GOTAS

Desde a realização do concurso para docentes efetivos da UEG em 2010, e o “conta-gotas” da convocação, no dia 16 de junho de 2011 o governador assinou decreto autorizando a posse de 38 docentes. Segundo a informação oficial divulgada nos sites do governo: “Com esta nomeação, ficam preenchidas todas as vagas disponíveis no cadastro de reserva técnica da universidade”. No entanto, tais vagas eram referentes aos candidatos que desistiram de suas posses ainda em 2010, portanto, ainda existem muitas vagas a serem preenchidas na UEG, pois dados divulgados pela própria instituição são mais de 1700 temporários trabalhando.
A comissão criada para avaliar a situação (caótica) da UEG deveria entregar seu relatório em junho, porém a data foi adiada. E mais uma vez ficamos esperando supostas ações para a melhoria desta Universidade.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad “A nomeação destes professores mostra, de forma inequívoca, a direção tomada corretamente pelo governador de aumentar o percentual de professores efetivos nos quadros da UEG”. A nomeação de professores efetivos é uma NECESSIDADE, pois a quantidade de docentes temporários deveria ser NO MÁXIMO de 20%, e atualmente a UEG tem 50%, além de estar na lista das 5 PIORES UNIVERSIDADES DO PAÍS. Portanto, não é uma ação bondosa que deve ser louvada, mas uma ação incompleta, porque somente 38 docentes não resolvem o caos no qual está imerso a UEG.
Se não bastasse, a convocação dos 38 companheiros de luta está recheada de “detalhes e mal entendidos” que adiam cada vez mais a posse. Cada órgão que os aprovados procuram divulga informações desencontradas: esperar a Errata no Diário Oficial; pedir prorrogação de posse. E no limite continuamos esperando.
Para citar mais um fato que demonstra a desorganização que envolve a convocação dos professores em cadastro reserva, a validade do concurso foi prorrogada, mas não como reza o edital (por período igual a sua validade, ou seja, 1 ano), e sim por mais 6 meses.
A prorrogação do concurso e convocação dos 38 sem dúvida foi fruto de intensa luta dos docentes em cadastro reserva, juntamente com o Fórum de Defesa da UEG. No entanto, reivindicamos a POSSE DE TODOS os 349 aprovados (Em um universo que existem mais de 1700 temporários).
Não podemos fechar os olhos para esta luta em prol de uma UEG FORTE. Precisamos do apoio popular e dos nossos representantes legais, que foram eleitos para trabalhar em busca de melhorias da nossa sociedade.
Não estamos mendigando vagas, fomos aprovados por MÉRITO, em concurso público. Onde está a MERITOCRACIA amplamente divulgada pelo atual governo?
Confiantes no discernimento desta gestão continuamos esperando a convocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário